Content marketing: onde o que manda é o conteúdo.

Ao fornecer informação relevante ao seu público, a sua empresa angaria simpatizantes, fãs e mais clientes fiéis.

———————————-

Muito se fala sobre content marketing ou marketing de conteúdo, mas talvez nem todos percebam a revolucão que ele representa.

Durante a minha longa carreira como publicitária, convivi com variados conceitos, como marketing direto, marketing de relacionamento, marketing promocional, marketing de guerrilha, marketing de causa, marketing digital.

A grande pergunta é: em que o content marketing é diferente de todos os outros tipos de práticas e estratégias mercadológicas?

Eu diria que em tudo. Principalmente na sua essência.

Pela primeira vez as coisas inverteram-se. Não é mais a empresa que vai mostrar ao consumidor que a sua marca e os seus produtos ou serviços são a opcão que melhor atende ao que ele espera, mas é o consumidor que vai chegar a essa conclusão baseado nas suas próprias pesquisas, experiências e sensações.

No content marketing, a função das marcas é informar, entreter, ensinar, ampliar o conhecimento do seu público e, quanto mais fazem isso, mais tornam-se relevantes e valorizadas e mais ganham a simpatia de seus futuros clientes.

A definição mais difundida é a do Content Marketing Institute, a principal entidade de estudo e difusão do marketing de conteúdo no mundo:

“Content Marketing é o processo de marketing e negócios que consiste na criação e distribuição de conteúdo valioso e convincente para atrair, angariar e fidelizar um público-alvo claramente definido e compreendido – com o objetivo de gerar ações rentáveis.”

Como vemos, é preciso conhecer bem o seu público-alvo para poder criar um conteúdo que seja do seu interesse e desperte nele a vontade de se relacionar com a sua marca. Este é o segredo do sucesso que o marketing de conteúdo vem alcançando em nossos dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *