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Muito se fala sobre content marketing ou marketing de conteúdo, mas talvez nem todos percebam a revolucão que ele representa.
Durante a minha longa carreira como publicitária, convivi com variados conceitos, como marketing direto, marketing de relacionamento, marketing promocional, marketing de guerrilha, marketing de causa, marketing digital.
A grande pergunta é: em que o content marketing é diferente de todos os outros tipos de práticas e estratégias mercadológicas?
Eu diria que em tudo. Principalmente na sua essência.
Pela primeira vez as coisas inverteram-se. Não é mais a empresa que vai mostrar ao consumidor que a sua marca e os seus produtos ou serviços são a opcão que melhor atende ao que ele espera, mas é o consumidor que vai chegar a essa conclusão baseado nas suas próprias pesquisas, experiências e sensações.
No content marketing, a função das marcas é informar, entreter, ensinar, ampliar o conhecimento do seu público e, quanto mais fazem isso, mais tornam-se relevantes e valorizadas e mais ganham a simpatia de seus futuros clientes.
A definição mais difundida é a do Content Marketing Institute, a principal entidade de estudo e difusão do marketing de conteúdo no mundo:
“Content Marketing é o processo de marketing e negócios que consiste na criação e distribuição de conteúdo valioso e convincente para atrair, angariar e fidelizar um público-alvo claramente definido e compreendido – com o objetivo de gerar ações rentáveis.”
Como vemos, é preciso conhecer bem o seu público-alvo para poder criar um conteúdo que seja do seu interesse e desperte nele a vontade de se relacionar com a sua marca. Este é o segredo do sucesso que o marketing de conteúdo vem alcançando em nossos dias.